concursos, exposições, curiosidades... sobre arte
escolhidos por MARIA PINTO
(Maria Regina Pinto Pereira)

http://maregina-arte.blogspot.com/

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

caminhos paralelos - gravura em linóleo - SP

oficina de desenho com Renato Valle - MAMAM Recife - PE

MAMAM | OFICINAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO
OFICINAS
OFICINA DE DESENHO COM O ARTISTA RENATO VALLE
Foto: Divulgação
O público pediu, o Mamam atendeu!

Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015, o artista pernambucano Renato Valle estará realizando uma oficina de desenho no Mamam. O curso tem como objetivo proporcionar aos seus participantes (com ou sem experiência) o desenvolvimento da prática do desenho através de diferentes materiais como o grafite, carvão, lápis cera e pastel.

Quando: 16 a 20 de novembro de 2015
Horário: das 14h às 18h
Local: Pátio interno do Mamam e salão de exposição
Taxa de inscrição: R$ 120,00 (cento e vinte reais), material incluso.

Para mais informações sobre o processo de inscrição clique AQUI.

07/11 | Museu Lasar Segall e kinourus #Sábado Russo 5 - SP


exposição individual Mariana Chaves - SP

Casa
 
 
 
Rua Capitão Macedo 370 - Vila Mariana – São Paulo - SP / CEP: 04021-020 Telefone: (11) 2337 3015

curso Frida Kahlo - Conexões entre mulheres surrealistas no México - SP

Bazar no Atelier Vera Ferro - Campinas - SP


Dia de Los Muertos - Arte y Altares Exhibit - CA - USA


You are invited to celebrate life, love and art this
Saturday, November 7th  from 4pm - 8pm at PICTURE THIS Gallery.
Various artists share their art paying tribute to those who touched their lives.
Free Event, All are Welcome.

Also, come shop at our Annual Shop SMALL & Local
ART SHOP/SHOP ART Event.
Over 20 artists and artisans will be selling their hand-made goods on
Saturday, December 5th  10am-4pm
Great time to shop for gifts or for yourself!
Original art, jewelry, wood carvings, Oaxacan clothing, vintage art attire,
and lots more.
Come early to get first pick!

PICTURE THIS
Gallery & Custom Framing
4130 Norse Way
Long Beach, CA  90808
562.233.3726

Hours:
Tuesday - Friday  Noon - 5pm (5pm-7pm by appointment)
Saturday 10am-4pm
www.picturethisgallery.weebly.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

curso vitral Tiffany - Cláudia Carvalho - SP

Semana da Aquarela 2015 - Universo da Aquarela

Semana da Aquarela 2015
Em comemoração ao Dia Mundial da Aquarela (23 de novembro), a Semana da Aquarela foi oficializada no calendário de eventos do município de São Paulo, Projeto de Lei 01-00476/2013 do Vereador Aurélio Nomura: "Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, que consolidou a legislação municipal referente a datas comemorativas, eventos e feriados do Município de São Paulo, para incluir o Universo da Aquarela, realizado anualmente na segunda quinzena do mês de novembro. Sonho do Vereador Aurelio Nomura: ´criar uma Mont Martre na cidade de São Paulo`”
O evento é para os artistas, mas será compartilhado com o público que poderá assistir e participar das demonstrações e oficinas.
Programação
Data: 21 e 22 de novembro de 2015
Horário: 9h às 14h
Local: Parque Burle Marx – Marginal Pinheiros Panamby - Av. Doná Helena Pereira de Morães, 200 - Vila Andrade, São Paulo – SP
Data: 23 de novembro de 2015
Horário: 9h30 às 12h
Local: ACSP – Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade – São Paulo - SP
A Semana da Aquarela contará com Workshop de soluções práticas, bate-papo, atualizações e novidades sobre aquarela. Será uma confraternização entre os aquarelistas aberta ao público. No dia 23, cada artista poderá participar com uma ou mais aquarelas que serão expostas na prensa onde foi impresso o 1º Diário Oficial de São Paulo. (Prensa tombada pelo Patrimônio).
Informações: (11) 99602-4152 ou pelo e-mail: reginayk@universodaaquarela.com.br

Inscrições: sextas-feiras, das 10h às 16h, na 
Distrital Centro – Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade – São Paulo - SP.
Sua presença será muito importante para atualização da aquarela. Participe.
Realização:


exposição Arte Itinerante no Porto - Portugal

Exibindo Convite.jpg

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

exposição a gravura de Arthur Luiz Piza - Pinacoteca de São Paulo

Atelier POINTE SECHE - BOUTIQUE CHARBONNEL - Paris - FR

BOUTIQUE CHARBONNEL
13 Quai Montébello
75005 PARIS

01 43 54 23 46

Newsletter N°8 - Novembre 2015
 

Atelier POINTE SECHE

Jeudi 26 Novembre 2015
de 12h30 à 15h00

Réservez votre place dès maintenant !!

15 places disponibles

Prêmio Brasil Fotografia


Premio-Brasil-Fotografia_editais-e-afins
Criado em 2000, com o nome de Prêmio Porto Seguro Fotografia, foi estruturado para funcionar como um canal de apresentação da produção fotográfica autoral brasileira, possibilitando o ingresso de um maior número de fotógrafos nacionais preocupados com a pesquisa de linguagem.
A partir de 2012, o prêmio passa por uma revisão e modernização sendo denominado Prêmio Brasil Fotografia e criando novas premiações voltadas a produção e bolsas para projetos em desenvolvimento.
A fotografia hoje ocupa um lugar de grande destaque nas linguagens estéticas contemporâneas. As instituições culturais têm como proposta inserir cada vez mais a fotografia como meio expressivo. Através de sua difusão e circulação o Prêmio Brasil Fotografia hoje é referência para o conhecimento da produção da imagem brasileira.
O Prêmio é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros, ambos residentes no Brasil.
A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, explore a diversidade de abordagens possíveis, como um espelho da história social e estética do olhar hoje.
Os participantes poderão se inscrever em ambas as categorias e modalidades, desde que sejam apresentados trabalhos distintos:
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Ensaios:
- Modalidade Ensaio Impresso: para ensaios sobre o mesmo tema caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção Serão aceitos ensaios fotográficos em cor ou em preto-e-branco, obrigatoriamente impressos, com no mínimo oito e no máximo doze fotografias.
- Modalidade Ensaio Multimeio: para ensaios que utilizem a técnica fotográfica através de diferentes linguagens e narrativas como, vídeos, projeções, instalações, intervenções urbanas, site specific, etc.
_Categoria Prêmio Brasil Fotografia Bolsa para desenvolvimento de projeto:
Para projetos de pesquisa experimentais, ainda não viabilizados, que partam da ação/reflexão fotográfica como impulso para o desenvolvimento de narrativas contemporâneas entre múltiplos meios em um território transdisciplinar
_Categoria por indicação:
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Especial: um Colégio Eleitoral – formado pelos premiados, selecionados e participantes das Comissões de Premiação das edições anteriores do Prêmio Porto Seguro Fotografia e Prêmio Brasil Fotografia – indicará fotógrafos que tenham ensaios relevantes em seu percurso criativo. A Comissão de Premiação 2015 escolherá um único vencedor, entre os mais votados pelo Colégio Eleitoral.
- Categoria Prêmio Brasil Fotografia Revelação: destinado a um fotógrafo inédito no circuito institucionalizado de arte, inscrito nesta edição do Prêmio, na categoria Ensaios, que tenha apresentado um conjunto singular de obras.
CRONOGRAMA– Inscrições: até 13 de dezembro/2015, via web
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: de R$ 15.000 até R$ 50.000
– Edital e Inscrição: http://bit.ly/20tNBni


by Editais e Afins

vídeo dos Diálogos #2 - Leonor Dècourt e Marcia Rosenberger

Casa
 
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Diálogos #2
 
 
"DIÁLOGOS" foi pensado para incentivar a troca de experiência entre dois artistas com produções diferenciadas entre si, considerando que é justamente nas diferenças que os diálogos se tornam mais ricos.

Nesta segunda versão contamos com a presença das artistas Leonor Dècourt e Marcia Rosenberger, integrantes dos grupos Anexo Livro de artista, livro objeto: entre vestígios e apagamentos.
Clique aqui e assista o vídeo!

THE BOSTON PRINTMAKERS 2015 NORTH AMERICAN PRINT BIENNIAL

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Opens this Sunday, Nov. 8th with Juror's Talk Followed by Reception.
Juror's Talk: Sunday, November 8, 1pm

Reception: Sunday, November 8, 2 – 5pm


Free Admission
“I selected the pieces that inspired me most. They were the ones that triggered full scenarios in my mind in a single frame without the use of words. They were techniques brilliantly executed. They were stories well told and emotions deeply expressed.”
Willie Cole, Juror & Contemporary Conceptual and Visual Artist
Willie_Cole
EXHIBITION DATES: NOVEMBER 8 – DECEMBER 12, 2015
The Boston Printmakers 2015 North American Print Biennial
is honored to be one of the inaugural exhibitions at
 The Lunder Arts Center at Lesley University College of Arts and Design,
Cambridge, Massachusetts


1815 Massachusetts Avenue, Cambridge, MA
Open Daily from 11am-6pm (closed Thanksgiving Day)
Additional Public Events in the Gallery & for more information visit Biennial 2015 website
Thursday, November 19, 6pmLooking at Prints: Gallery talk with Julia Talcott and Lois Tarlow
Saturday, December 5, 1pmWhat Makes a Great Print? Gallery talk with Master Printer Carolyn Muskat 


©Copyright The Boston Printmakers

The Boston Printmakers
The Boston Printmakers at Lesley University
University Hall L-019, 29 Everett St.
Cambridge, Massachusetts 01238
US

Colored Pencil Society of America Explore This! 12 - chamada internacional



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Call Type: Exhibitions
Eligibility: International
City: Santa Clara
State: California
Fee: $20.00
Entry Deadline: 15/11/15
Days remaining to deadline: 12

CPSA introduced the Explore This! exhibition in 2001 to encourage artists to explore using colored pencil with other media. The exhibition also allows three-dimensional structure, bas relief, collage and other applications not eligible for entry in the CPSA International Exhibition.

The first four Explore This! exhibitions were held in art galleries. Then in 2009, Explore This! became an annual online exhibition so that artists would have the opportunity to present their work to a broader audience and increase exposure time, since each exhibition remains on the CPSA website for an entire year.

Accepted entries are also printed in the June issue of the full-color news magazine, To The Point, which CPSA publishes twice a year and distributes to its members, and cash and product awards are given. In addition, the top three winners are invited to ship their work for display at the next CPSA International Exhibition.

Au Naturel: the Nude in the 21st Century 2016 - chamada internacional

Au Naturel: the Nude in the 21st Century 2016

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Call Type: Competitions
Eligibility: International
City: Astoria
State: Oregon
Fee: $40.00
Entry Deadline: 7/11/15
Days remaining to deadline: 4

Au Naturel: The Nude in the 21st Century is an international juried competition hosted annually by the Art Center of Clatsop Community College in Astoria, Oregon, with a focus on the time-honored tradition of the nude human figure, an art form that continues to inspire and challenge many artists today as one of the most potentially rewarding subjects to explore. This exhibit represents a wide range of interpretations of the human figure from representational to abstract, and is open to all artists from around the world working in any drawing, painting, and printmaking media in which the handmade mark is employed as the primary means of image-making.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Scientists Question Attribution of Two Hieronymus Bosch Masterpieces

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Hieronymus Bosch The Seven Deadly Sins (ca. 1500) Photo: Wikimedia Commons
Hieronymus Bosch The Seven Deadly Sins (ca. 1500)
Photo: via Wikimedia Commons
After five years of examination, the Bosch Research and Conservation Project (BRCP) has determined that two masterpieces attributed to the Dutch artist Hieronymus Bosch were unlikely to have been painted by the master himself.
The results of the research indicate that Bosch's Christ Carrying the Cross(ca. 1515-16) and the world famous The Seven Deadly Sins (ca. 1500)— which hangs in Madrid's Prado Museum—were probably produced in the studio of the artist, but not painted by Bosch himself, the Dutch news agency ANP reports.
Hieronymus Bosch Christ Carrying the Cross (ca. 1515-16) Photo: Wikimedia Commons
Hieronymus Bosch, Christ Carrying the Cross (ca. 1515-16)
Photo: via Wikimedia Commons
The BRCP researchers, according to AFP, compared the paintings using cutting-edge technology, such as infrared reflectography and ultrahigh-resolution digital macro photography. “Together with the microscopic study of the paintings, all of this enabled us to write extensive research reports detailing the conditions of the works," the BRCP explained in a statement.
Both paintings have long been celebrated as two of the artist's most important works. Bosch is known for his biblical themes and dramatic depictions of heavenly angels and saints, as well as diabolical devils.
Researchers announced that Bosch probably didn't paint the artworks himself. Photo: biography.com
Researchers announced that Bosch probably didn't paint the artworks himself.
Photo: via biography.com
On the other hand, a privately owned drawing known as Hell Landscapewhich was previously attributed to Bosch's studio has been reattributed to the master himself, according to Art Magazin
To commemorate the 500th anniversary of Bosch's death, the Noordbrabants Museum, in the southern Dutch city of 's-Hertogenbosch, is preparing one of the largest exhibitions of the artist to date, including loans from the Prado Museum in Madrid, the Louvre in Paris, the Metropolitan Museum in New York, and the Boijmans Van Beuningen Museum in Rotterdam.

    Azulejaria e cerâmica portuguesas on line

    O trabalho inédito de João dos Santos Simões (1907-1972), o maior especialista em azulejaria portuguesa do século XX, está disponível online desde 27 de Maio de 2015, no âmbito do projecto de investigação Biblioteca DigiTile.

    O projecto resulta de uma iniciativa conjunta do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, e as conclusões são apresentadas num encontro, em Lisboa.

    Contactado pela agência Lusa, Paulo Leitão, da Biblioteca de Arte da Gulbenkian e um dos responsáveis pelo projecto, disse que o grande objectivo da iniciativa "é a divulgação deste património documental e informativo único" sobre azulejaria e cerâmica.

    João Miguel dos Santos Simões, historiador de arte, foi o promotor da autonomização do estudo da azulejaria em relação ao da cerâmica e da afirmação do azulejo como marca identitária da cultura portuguesa.

    No final da década de 1950 e até ao princípio da 1970, a Gulbenkian apoiou um projecto deste especialista para criar o inventário da azulejaria nacional e, desse trabalho, segundo Paulo Leitão, resultaram publicações "que continuam a ser hoje obras de referência no estudo desta área".

    "Ficou alguma documentação de Santos Simões, que o investigador queria publicar, mas permaneceu inédita na Gulbenkian, até hoje", acrescentou.

    Como era documentação conhecida entre especialistas da área, um grupo de investigadores do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa apresentou em 2011 uma proposta à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para criar uma bibliotecaonline com a documentação e o seu estudo.

    "Definiram-se dois objectivos fundamentais: a produção de conhecimento historiográfico na área da História da Arte sobre essa documentação de João Santos Simões, e a criação de uma Biblioteca Digital de Azulejaria e Cerâmica", indicou Paulo Leitão.

    Nesta biblioteca online passa a estar disponível ao público, todo o conteúdo digitalizado: 3.000 fotografias e outras tantas fichas documentais sobre azulejaria, 800 desenhos do pintor e desenhador Emílio Guerra de Oliveira, sobre os vários tipos de azulejos em Portugal, os textos inéditos de João Santos Simões e ainda os textos dos investigadores do Instituto de História da Arte produzidos no âmbito do projecto.

    website, os resultados e as conclusões são apresentados no encontro de investigadores e especialistas que decorre ao longo do dia de hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

    Conversa com Francisco Maringelli, Sergio Kal e Sergio Lucena - sp

    Conversa com artistas

    domingo, 1 de novembro de 2015

    palestra - CURADORIA E INOVAÇÂO EM TEMPOS DE CRISE - Douglas Negrisolli - Bienal do Mercosul - Porto Alegre

    Convido a todos! Dia 1 de dezembro irei palestrar na Escola de Curadoria da Bienal do Mercosul, ao lado de personalidades super importantes como Marcia Tiburi (dia 13/11), Estelle Nabeyrat e muitos outros!
    TEMA: Curadoria e inovação em tempos de crise

    Porto Alegre - 1 de dezembro às 18:30h

    exposição NATUREZA IMAGINÁRIA - Atalie Rodrigues Alves - Franca - SP

    Será inaugurada no Laboratório das Artes, no próximo dia 06 de novembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a mostra de gravuras, desenhos e pinturas Natureza Imagináriaque reúne obras recentes da produção da artista francana Atalie Rodrigues Alves , uma das coordenadoras do Lab.
    Trabalhadora compulsiva das artes visuais, manejando as mais diversas técnicas de expressão sobre papel, Atalie reúne nesta mostra os trabalhos de suas novas séries em desenhos a bicos de pena, nanquim, aquarelas e técnicas mistas, bem como gravuras em metal, xilo e linóleo.
    Segundo o crítico Oscar D´Ambrosio, o trabalho de Atalie “parte de registros fotográficos para destacar o ato do fazer. Nesse aspecto, além das imagens de quem está executando a tarefa de tornar linhas em peças utilitárias, ressalta-se a maneira como ela constrói seus fundos, seja na aquarela ou na pintura. Existe toda uma pesquisa, em que a geometria despenha um papel fundamental, assim como a cor. Dessa forma, dois universos vão sendo desenvolvidos ao olhar do observador: o dos animais e de quem os manipula e as tonalidades cuidadosamente elaboradas atingidas em cada trabalho plástico”.
    Embora o uso intensivo das cores tropicais tenha feito a diferença em seus trabalhos recentes, Atalie apresenta novas composições usando o preto e branco e o claro-escuro, entrecortadas por rendilhados e espaços demarcados por geometrias complexas, buscando efeitos visuais de op-art para retratar a natureza selvagem, principalmente pássaros.
     Atalie Rodrigues Alves é natural de Franca (1955). Formou-se em artes pela Faculdade de Belas Artes de SP (1976) e retornou a Franca, onde desenvolve sua carreira profissional como artista plástica com trabalhos em diversas técnicas de desenho, pintura e gravura, incluindo passagens pelo setor público (foi diretora da Pinacoteca local), como arte-educadora e como promotora cultural (é uma das fundadoras do Laboratório das Artes).